topo
meio_simbolo riscas1
  simbolo_bottom  
espaço
 
editora
separador
espaço
separador
espaço
 
produtos
separador
espaço
separador
espaço
separador
espaço
separador
espaço
separador
espaço
 
Instruções aos autores
separador
espaço
separador
espaço
separador
espaço
separador
espaço
separador
espaço
separador
espaço
 
 
 

 
Livros
separador Livros

separador PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: PRÁTICAS E PROCESSOS EM TEMPOS DE MUDANÇA (À PROCURA DE UM NOVO PARADIGMA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR)
espaço

Encomendas

Coordenador: Cassiano Maria Reimão
Título: Pedagogia universitária: práticas e processos em tempos de mudança (à procura de um novo paradigma para o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior)
Local:
Lisboa
Ano: 2008
Páginas: 131
ISBN: 978-989-640-034-7
Depósito Legal: 286521/08
Dimensões: 24x17 cm
Encadernação: Brochado
Peso: 240 gr
Preço: 13,12 €

Sumário:

Abertura
Professor Doutor Diamantino Durão, Reitor da Universidade Lusíada

Apresentação do colóquio
Cassiano Reimão

La pedagogia en Ia universidad de nuestro tiempo
Ángel Garcia del Dujo

Uma pedagogia para a responsabilidade e para o sucesso - sua ponderação num sistema de avaliação do ensino superior
Jorge Silva

As exigências de Bolonha e a avaliação contínua: a experiência das Universidades Lusíada
Ricardo Leite Pinto

Quanto vale o ensino superior em Portugal?
Luís Sebastião

Por que mudam as pedagogias universitárias?
João José Matos Boavida

A missão da universidade
Manuel Patrício

University education in Estónia: internationalisation and the challenges of incorporating new resources
Raili Pöldsaar

A universidade portuguesa na construção do espaço europeu de ensino
superior: elementos de reflexão sobre a mobilidade dos estudantes
Nilza Costa

Entre Boston e Bolonha
Orlindo Gouveia Pereira

Aspectos da acreditação do ensino superior
Vítor Crespo

Encerramento
João Redondo

Conclusões
Isabel Sanches da Fonseca

Reflectir sobre a pedagogia, no ensino superior (onde ela deve primar pela exigência e pelo rigor), é reflectir sobre a sua missão, numa altura em que o conhecimento e a ciência cada vez mais resultam de uma procura baseada na necessidade de dar resposta a problemas vitais para o homem; pois o desafio mais importante que hoje se coloca à escola (e, em particular à escola de nível superior) enquanto instituição de formação, é o de uma mudança do sistema explicativo que tenha mais em conta a complexidade da aprendizagem do que as teorias tradicionais, influenciadas pelo comportamentalismo. Daqui resulta o interesse desta publicação, ao propor uma reflexão interdisciplinar aprofundada em implicações do financiamento, da avaliação, da internacionalização, da mobilidade e da acreditação, na procura de um novo paradigma para o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior.

 

topo  topo

 



   

separador
espaço
 
   
 
espaço

separador
espaço
 
   
 
espaço

separador
espaço
 
   
 
espaço

separador
espaço
 
   
 
espaço

separador
espaço
 
   
 
espaço

separador
espaço
 
   
 
 
espaço

 
  simb.reader Download Acrobat Reader    simb. winzip Download Winzip  
espaço
espaço


Copyright © 2003 Universidade Lusíada de Lisboa | Todos os direitos reservados
Resolução 800x600 pixeis | Internet Explorer 4.0
Actualizado em