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Autor: Carlos José Bernardo da Silva Barracho
Título: Psicologia económica e do consumidor
Colecção:
Manuais
Local:
Lisboa
Ano: 2009
Páginas: 226
ISBN: 978-989-640-039-2
Depósito Legal: 289878/09
Dimensões: 24x17 cm
Encadernação: Brochado
Peso: 395 gr
Preço: 19,19 €

Sumário:

1. Origens da psicologia económica

1.1. Génese e desenvolvimento: ideias em andamento
1.2. Conceito e objecto da psicologia económica
1.3. A psicologia económica no contexto das ciências sociais

2. O modelo do homo oeconomicus

2.1. A racionalidade nas ciências sociais
2.2. O debate sobre a racionalidade
2.3. Áreas de aplicação e de relacionamento
2.3.1. A magia da sementeira
2.3.2. Psicologia do consumo e a publicidade
2.3.3. Psicologia do consumo e o marketing

3. Os métodos e as técnicas: enxadas do raciocínio

4. Dissecar a complexidade

4.1. Necessidade e motivação
4.2. Motivação e personalidade

5. Atitudes, mercado e consumo

5.1. Atitude: noção, formação e modelos
5.2. Atitudes e comportamento do consumidor
5.2.1. Modelos de atitudes de consumo
5.2.2. O comportamento de resposta do consumidor
5.3. A marca e o comportamento do consumidor
5.4. O mercado: espaço de convívio, de relações e desencantos
5.5. Classes sociais, população e consumo
5.6. A percepção e a representação das actividades económicas
5.6.1. A percepção
5.6.2. A representação das actividades económicas

6. Comportamento e decisão

6.1.Decisão e escolha
6.2. A decisão racional
6.3. Abordagens normativas e descritivas
6.4. Os enviesamentos da tomada de decisão
6.5. As decisões ao nível grupal
6.6. Decisão e processo de compra

7. Comportamento, consumo e poupança

7.1. Comportamento dos consumidores
7.2. Modelos e teorias
7.3. Modelos da poupança
7.4. Psicologia do consumidor: resenha histórica
7.5. Modelos explicativos
7.5.1. Os modelos de consumo e de satisfação
7.5.2. Neurociências, economia e consumo
7.6. Características permanentes dos indivíduos
7.6.1. A personalidade
7.6.2. Estilos de vida e consumo
7.7. O processo de compra e a compra por impulso
7.7.1. Comportamento impulsivo, compulsivo e espontâneo
7.7.1.1. Compra por impulso

Este livro constitui uma reflexão mais aprofundada da obra "Lições de psicologia económica", publicada pela Editora Piaget, constituiu um êxito, tanto em Portugal como no Brasil. Ciente que tinha de ir pouco mais além, resolvi aprofundar os textos que constituem aquela publicação. Além dos estudantes de psicologia ou de economia que se dedicam a este tema, há-os também de marketing e de publicidade e por isso era necessário acrescentar e aprofundar alguns dos capítulos, dando-lhes uma maior acuidade científica, técnica e cultural. Constitui, como o primeiro trabalho, uma obra de carácter académico. No entanto, nestes últimos anos, como era previsível (e como o disse em muitas das minhas aulas) o mundo mudou. Mudou e muito rapidamente. A maior parte das sociedades e dos cidadãos, embriagados e anestesiados pela desinformação constante, vincou provavelmente o que há de pior na concepção do modelo do homo oeconomicus. E o processo de globalização, ao contrário do que seria de esperar, muito ajudou a que essa situação se tornasse numa amarga realidade. Pelo menos nos países subdesenvolvidos. O capitalismo dos dias de hoje, o consumismo (as compras tornaram-se num substituto do vazio que as pessoas sentem) e a alteração dos valores tradicionais, têm originado a destruição acelerada do ambiente, levado à perda de identidade, sem conseguir resolver o problema da fome e da miséria. A incompetência e a ignorância pavoneiam-se por toda a parte. O que ouvimos são palavras bonitas, mas vagas. Palavras sem sentido, sem orientação e sem destino. Num mundo que nos parece com um rumo indefinido e estranho, o homem passou a estar cada vez mais distante dos seus semelhantes, cada vez mais só e abandonado. Que nome tem este novo paradigma não sei. Importante é que a leitura desta obra ajude a reflectir e nós vamos insistindo na procura de um mundo melhor. Vamos insistindo porque nos parece a tarefa adequada. É neste sentido que me atrevo a lançar mais este livro, que debate ideias, teorias e modelos, que servem aos alunos dos cursos acima referidos.

 

 

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