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separador AINDA DARWIN - EVOLUÇÃO, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS
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Encomendas

Título: Ainda Darwin - evolução, ética e direitos humanos
Coordenação: Cassiano Reimão
Colecção: Ensaios
Local: Lisboa
Ano: 2011
Páginas: 107
ISBN: 978-989-640-076-7
Depósito Legal: 322229/11
Dimensões: 24x17 cm
Encadernação: Brochado
Peso: 220 gr
Preço: 10,00 €

Michel Renaud
Criacionismo e evolução - um falso dilema.

Joaquim Carreira das Neves
Darwin - Ciência e Fé.

Artur Morão
Deus em Darwin - uma perspectiva.

Cassiano Reimão
Darwin e Teilhard de Chardin: a evolução, Deus e o Homem.

Alfredo Dinis
Tentações e equívocos da Ética Evolucionista.

Miguel J. Pupo Correia
"Em busca de uma ética universal: novo olhar sobre a lei natural". Uma leitura do documento da Comissão Teológica Internacional sobre o direito natural.

Teresa Coelho
O parâmetro global dos direitos humanos no séc. XXI.

Ana Sofia Gomes
Síntese conclusiva

Comemorando, ainda, os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação de "A Origem das Espécies", ocorridos em 2009, o colóquio a que estas actas se reportam teve como objectivo central estabelecer uma reflexão interdisciplinar, a partir do pensamento darwiniano, pondo em evidência as suas implicações e consequências para a cultura do tempo presente.

Darwin é uma figura decisiva na História, constituindo a evolução uma das principais categorias mentais do nosso tempo, contendo um programa de investigação unificador de todas as disciplinas, quer da área da biologia, quer da
área das ciências da natureza; a sua teoria da evolução provocou um sismo em campos como os da biologia, física, filosofia, antropologia, política, sociologia e teologia. É, por isso, Darwin uma referência maior do pensamento moderno, na medida em que o evolucionismo ajuda a explicar muitos dos nossos comportamentos.

Há, contudo, que ter em linha de conta que um dos maiores riscos a que é preciso fazer face e que de teorias científicas se derivem opções ideológicas ou que de teses teológicas se derivem pronunciamentos apologéticos; outro perigo, também, é o de que a ideia de um desenvolvimento constante dos seres vivos se transforme numa metafísica, ou seja, numa tentativa de explicação total da realidade.

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